Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

RS: Itala Nandi ganha mostra na Cinemateca Paulo Amorim

Detalhes Notícia
Ítala Nandi Foto: Arquivo pessoal

 

Instituto Estadual de Cinema (Iecine), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realiza de 7 a 9 de dezembro na Sala Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736), às 19h, a Mostra Itala Nandi. O ciclo começa com dois títulos do diretor Joaquim Pedro de Andrade“O Homem do Pau Brasil” (1981), na terça (7) e “Guerra Conjugal” (1975), no dia 8. O ciclo termina com “Índia, o Caminho dos Deuses” (1991), no dia 9, título estrelado e dirigido pela própria Ítala. Os filmes serão apresentados pela própria artista.

Flávio Galvão e Ítala Nandi Foto: VideoFilmes

Comédia, delírio sobre a vida, paixão e obra do escritor modernista Oswald de Andrade, “O Homem do Pau Brasil” recria o universo do movimento modernista de 1922. Na trama, o escritor é representado simultaneamente por Flávio Galvão e Ítala Nandi“Guerra Conjugal” é uma adaptação de contos escolhidos dos livros de Dalton Trevisan. Por este trabalho, Ítala recebeu o Prêmio Air France de Cinema. Em “Índia, o Caminho dos Deuses”, a diretora faz uma viagem pelos encantos do país asiático, suas lendas e histórias.

“Primeira diretora mulher do cinema gaúcho, Ítala é também a grande atriz da modernidade teatral brasileira”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine. “Como Heloisa de Lesbos em “O Rei da Vela” do Teatro Oficina ou interpretando o próprio Oswald de Andrade em “O Homem do Pau Brasil”, no auge do cinema novo, a presença de Ítala é uma celebração à nossa modernidade artística”, conclui. Recentemente, a atriz natural de Caxias do Sul lançou o livro de contos “Milagres” e participou do longa  “Domingo”, de Felipe Barbosa e Clara Linhares.

 

Mostra Itala Nandi

Sala Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736)

07/12 (ter), 19h – “O Homem do Pau Brasil” (1981), de Joaquim Pedro de Andrade;

08/12 (qua), 19h  “Guerra Conjugal” (1975), de Joaquim Pedro de Andrade;

09/12 (qui), 19h  “Índia, o Caminho dos Deuses”, de Itala Nandi.