Porto Alegre, terça, 14 de maio de 2024
img

Pré-candidatos ao Planalto buscam vice com estrutura partidária e acesso a grupos resistentes, veja os cotados; O Globo

Detalhes Notícia
Tempo de televisão, recursos do fundo eleitoral e apoio em locais-chave são itens valiosos na busca pelo nome ideal. O nome de Braga Neto é ventilado no Palácio do Planalto como possível vice de Bolsonaro Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo / 04/11/2020

 

 

Ao mesmo tempo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negocia uma possível chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin (de saída do PSDB), os outros pré-candidatos à Presidência também buscam quem seria o vice ideal. No cálculo, entram questões como a estrutura partidária do parceiro de chapa, que pode garantir tempo de televisão e recursos do fundo eleitoral, e o apelo em determinadas regiões ou grupos em que o titular tenha dificuldade.

O presidente Jair Bolsonaro não deve repetir a chapa com Hamilton Mourão, mas cogita ter outro militar como vice. Bolsonaro tem confiança nos membros da caserna e, por outro lado, teme ser traído por algum representante do Centrão. O entorno do presidente avalia que não houve impeachment porque o vice-presidente era Mourão, o que não entusiasmava a classe política.

Leia mais em O Globo