Porto Alegre, terça, 14 de maio de 2024
img

Atividades informais e ilegais movimentam R$ 1,3 tri no Brasil, o equivalente ao PIB da Suíça; O Globo

Detalhes Notícia
Levantamento feito pela FGV reúne desde trabalho como ambulantes e autônomos, até mecanismos como sonegação, pirataria e contrabando. Consequência: A pandemia empurrou mais trabalhadores para a informalidade. No Brasil, a economia subterrânea movimenta o equivalente ao PIB da Suécia Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

 

 

A economia informal já movimentou R$ 1,3 trilhão este ano, o equivalente a 16,8% do PIB brasileiro. O valor é também semelhante ao PIB de países como Suécia e Suíça. É o que aponta o Índice de Economia Subterrânea (IES), feito pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

O levantamento mostra que a economia subterrânea — que concentra desde as atividades legais não registradas realizadas por ambulantes e autônomos até os mecanismos ilegais como sonegação, pirataria e contrabando — já mostra tendência de alta. O índice voltou ao patamar de 2017.

Na passagem de 2019 para 2020, o indicador caiu de 17,3% para 16,7% em razão dos impactos da crise sanitária nos trabalhadores e serviços informais. Agora, o lento início da normalização da atividade econômica acaba por estimular o avanço da informalidade.

Leia mais em O Globo