Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Empresas Randon anunciam mudanças na governança

Detalhes Notícia
Daniel Randon fortalece posição de presidente e Sérgio L. Carvalho assume como CEO, na nova estrutura que segue plano de profissionalização da governança da companhia.

 

Em um novo passo na evolução de sua governança, as Empresas Randon anunciaram a separação da posição de Presidente e CEO, exercida atualmente por Daniel Randon. Na nova configuração, como presidente, o empresário reforça sua atuação institucional e estabelece como principal missão assegurar velocidade à internacionalização e às agendas ESG e de inovação, consideradas centrais na estratégia do grupo, frente às grandes mudanças no ambiente de negócios no Brasil e em seus mercados estratégicos. O atual vice-presidente executivo e COO, Sérgio L. Carvalho, assume como CEO das Empresas Randon, a partir de 1º de janeiro de 2022.

A mudança faz parte do plano de profissionalização da companhia e estava prevista desde 2019, quando Daniel sucedeu o irmão, David Randon, que na ocasião assumiu a presidência do Conselho de Administração. Mesmo com as novas demandas que surgiram em decorrência da pandemia de Covid-19, as Empresas Randon mantiveram o processo de preparação de lideranças e de fortalecimento das estruturas de governança, para promover as mudanças em sua estrutura organizacional, numa perspectiva de consolidação da liderança em seus mercados, expansão e perenidade do negócio.

Na nova estrutura, Daniel reporta ao Conselho de Administração e segue apoiando o novo CEO e o Comitê Executivo do grupo, além de liderar os comitês operacionais internos dedicados à implementação da agenda ESG, às estratégias para fortalecimento de marca e reputação e às questões relacionadas a ética e compliance. As áreas de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa seguem reportando diretamente ao presidente.

Transformação digital e Sustentabilidade

Em pouco mais de três anos, Daniel Randon, em conjunto com as lideranças da empresa, imprimiu ritmo e velocidade à transformação digital das Empresas Randon, trazendo inovação e incremento de portfólios de negócio – uma de suas bandeiras – para o centro da estratégia, com resultados visíveis. É o caso da concepção de novas empresas voltadas para inovação e tecnologia, como Randon Tech Solutions – RTS Industry, Randon Ventures, Conexo, R4 Digital e, mais recentemente, a Nione.

Nesse período, as Empresas Randon rapidamente incorporaram novos modelos de atuação e de investimentos, assim como modernizaram processos e assumiram protagonismo na promoção da inovação aberta. Hoje são mais de 50 startups conectadas a diversas áreas da companhia, desde serviços, backoffice e até projetos, produtos e serviços estratégicos. Paralelamente, avançaram na estratégia de sustentabilidade, com a divulgação, em junho deste ano, da ambição da empresa, que reúne compromissos públicos relacionados à redução de emissão de gases do efeito estufa, à gestão de resíduos, a produtos inovadores e à liderança feminina.

Com 72 anos de existência, as Empresas Randon avançam em uma jornada de transformação, investindo em inovação para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, de suas pessoas e da sociedade, para a sustentabilidade do negócio e como forma de contribuir para um mundo mais próspero.

Novo CEO lidera Comitê Executivo

Comite Executivo Empresas Randon

Na posição de CEO, Sérgio L. Carvalho passa a liderar o Comitê Executivo das Empresas Randon e estará à frente das quatro divisões de negócio do grupo, incluindo a divisão de Serviços Financeiros e Digitais, que não estava sob sua responsabilidade na posição anterior. Com isso, Carvalho passa a liderar:

  • Divisão Montadora, que inclui todas as operações da Randon Implementos;
  • Divisão Fras-le, que inclui a empresa e as suas unidades controladas. Na Fras-le, Sérgio mantém a posição de Presidente e CEO;
  • Divisão Autopeças, que inclui as unidades Castertech, Suspensys, Master e Jost Brasil;
  • Divisão Serviços Financeiros e Digitais, que inclui as empresas de consórcio e seguros, o Banco Randon e R4 Digital, fintech criada com a 4all.

Além das áreas matriciais, as corporativas também passam a reportar para o novo CEO, reconhecido pelo profundo conhecimento do setor e pela bem-sucedida trajetória em posições de alta gestão, boa parte dela nos Estados Unidos. O mesmo acontece com as unidades dedicadas à inovação e tecnologia: Centro Tecnológico Randon (CTR), Nione, Randon Tech Solutions – RTS Industry, Randon Ventures e Conexo.

Em recente ampliação, o Comitê Executivo da Companhia é composto por:

Paulo Prignolato, vice-presidente executivo e CFO (Chief Financial Officer)

Daniel M. Ely, vice-presidente executivo e CTO (Chief Transformation Officer), à frente também da Divisão de Serviços Financeiros e Digitais;

Anderson Pontalti, diretor-superintendente da Divisão Fras-le;

Ricardo Escoboza, diretor-superintendente da Divisão Autopeças;

Sandro Trentin, diretor-superintendente da Divisão Montadora.

Todos passam a reportar ao novo CEO, Sérgio L. Carvalho.

Daniel Randon

 

Daniel Randon assumiu como Presidente e CEO das Empresas Randon em 2019 e se tornou responsável por intensificar os movimentos de inovação da companhia, com projetos e investimentos que abrangem desde a transformação cultural da organização até processos industriais das unidades do Brasil e do exterior. Adicionalmente, Daniel acelerou a agenda ESG da empresa, com foco em iniciativas envolvendo Governança, Inovação e Meio Ambiente. Paralelo à atividade empresarial, apoia projetos sociais nas comunidades onde as Empresas Randon estão presentes e participa ativamente de iniciativas que contribuem para a competitividade do Rio Grande do Sul e do Brasil, como a presidência do Conselho Superior do Transforma RS, hub colaborativo que conecta empresas, universidades, governo e sociedade com o propósito de transformar o estado gaúcho.

Durante a sua gestão, realizou importantes movimentos de expansão e diversificação dos negócios, somando 13 novas empresas, entre aquisições e criações, no período de dois anos. O resultado é percebido na receita da organização, que, mesmo com os desafios estabelecidos de forma global, nos últimos cinco trimestres consecutivos, apresentou números recordes em sua trajetória de sete décadas. Há 20 anos na companhia, ocupou diferentes posições de gestão em diversas áreas do negócio, incluindo a presidência da Fras-le e a Vice-Presidência de Administração das Empresas Randon, onde também atuou como CFO (Chief Financial Officer).

Em 2021, Daniel Randon foi eleito o melhor CEO da América Latina, de acordo com ranking Institutional Investor Research, sendo o segundo ano consecutivo em que é destaque no reconhecimento da editora internacional.  Em linha com os principais movimentos tecnológicos internacionais, Daniel instiga a transformação dos negócios e a abertura de novas frentes de atuação. Exemplos disso são a criação de uma área de Negócios Digitais, formação de uma fintech e conexão com startups para o desenvolvimento de novas soluções para o mercado, movimentos que posicionaram a empresa entre as 30 organizações do Brasil no ranking dos principais depositantes de patentes em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

 

Sérgio L. Carvalho

 

Sergio L Carvalho Foto: Alex Battistel

Desde que assumiu como COO da divisão Autopeças, em 2017, e como Vice-Presidente executivo das Empresas Randon, em 2020, Sérgio L. Carvalho promoveu movimentos relevantes buscando o crescimento acelerado da companhia, com importantes e transformadoras aquisições de empresas, expansão do footprint internacional e do portfólio de produtos das empresas, além de ganhos de sinergia entre as unidades que integram o grupo.

Foi responsável por direcionar investimentos e criação da principal área de tecnologia disruptiva de produtos, preparando a empresa para o futuro, alinhados às megatendências do segmento, como eletrificação, materiais inteligentes e eletrônica embarcada – o que vem posicionando a organização entre as referências mundiais em inovação tecnológica.

No lado industrial, Sérgio criou uma organização dedicada aos conceitos de manufatura 4.0, acelerou processos de automação das unidades e pesquisas avançadas com foco em inovações disruptivas também nesta área, elevando a competitividade da companhia em mercados interno e externo, com maiores diferenciais competitivos.

Como CEO da Fras-le, nos últimos anos, Carvalho intensificou as estratégias de capilaridade dos negócios, o que foi fundamental para o crescimento sustentável e acelerado da empresa, com diversos recordes históricos de desempenho, mesmo em um ano de grandes desafios. De forma cautelosa, construiu alternativas que possibilitaram a manutenção dos compromissos e metas, elevando a Fras-le a novos patamares no mercado. Nesse âmbito, a companhia apresentou, em 2021, fruto do desenvolvimento da área de inovação liderada por Sérgio, a Fras-le Smart Composites, linha de produtos que possibilita uma alternativa aos itens originalmente fabricados em aço, e a NIONE, empresa criada a partir da descoberta de um novo método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, solução inédita no mercado mundial, com impacto transformador na indústria e criada pela área de inovação sob sua liderança.

Sérgio teve passagens por conselhos de diversas companhias na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, com destaque para atuação como Vice-Presidente da Meritor (EUA), CEO e Presidente Nelson Global Products (EUA), Presidente da Sypris Technologies (EUA) e CEO da Fuwa Heavy Industries, trajetória que contribui para as estratégias de ampliação da internacionalização das Empresas Randon.