Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

RS: Margareth Bellinazo é a 'Economista Destaque do Ano' e Maria da Graça Marques, do Diário de Pelotas, é eleita 'Jornalista de Economia do Ano'

Detalhes Notícia
Margareth Bellinazo

 

A economista e professora Margareth Bellinazo foi escolhida “Economista Destaque do Ano 2021”, com a distinção “Prêmio Roberto Camps de Moraes”. A iniciativa, do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), é um reconhecimento à trajetória da economista, que é uma das grandes precursoras do ensino da perícia Judicial e Extrajudicial no RS e no País e da luta para o reconhecimento da atuação no Economista na área da Perícia Econômico-Financeira.

Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), possui mestrado profissional em Economia com ênfase em Mercados Financeiros pela Universidade Federal do RS (UFRGS) e pós-graduações Gestão Empresarial e em Administração Financeira pela Unisinos. Profissional liberal, com especialização em Perícia Judicial e Extrajudicial, vem atuando como docente de cursos na área desde 1995, já tendo formado inúmeros profissionais para atuação na área da perícia econômico-financeira, no RS e no Brasil. Atua a mais de 30 anos como perita judicial e extrajudicial nas justiças Estadual, Federal e Trabalhista.

O Corecon-RS divulgou, também, os vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2021”, nas modalidades Dissertação de Mestrado, Artigos Técnicos ou Científicos e Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso. A iniciativa visa premiar, anualmente, trabalhos de profissionais que atuam na área da economia, dos recém mestres dos cursos de Pós-Graduação em Economia e dos recém formados nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas de Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul.

A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 17 de dezembro (sexta-feira), às 19h30min, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514, Centro Histórico, Porto Alegre). Na oportunidade, também serão homenageados o “Economista do Ano”, o “Prêmio Corecon-RS de Reportagens de Economia 2021” – distinção às melhores reportagens de Economia do RS, nas áreas de mídia impressa, radiojornalismo e mídia digital -, e o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano”. Clique aqui para conferir os trabalhos vencedores do Prêmio Corecon-RS 2021.

Maria da Graça

Já a jornalista Maria da Graça Marques, Editora de Economia do Jornal Diário Popular de Pelotas, foi escolhida a Jornalista de Economia do Ano. A distinção, concedida pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), é uma homenagem a um jornalista que se destacou na área de Economia durante o ano. A escolha do nome é feita, anualmente, pelo Corecon-RS e pelas faculdades gaúchas que oferecem o curso de Jornalismo no Rio Grande do Sul.

Natural da cidade de Pelotas, Maria da Graça é graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel), com pós-graduação em sociedade, cultura e política na América Latina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do RS (UFRGS). Desenvolveu todo seu trabalho no Diário Popular de Pelotas, ocupando várias editorias ao longo de mais de 30 anos. Atualmente, assina a coluna Diário Econômico, depois de ter sido, por vários anos, responsável pela editoria de Economia.

O Corecon-RS divulgou, também, os vencedores do “Prêmio de Reportagem de Economia 2021”. Na categoria Mídia Impressa (Jornais/Revistas), o 1º Lugar ficou para o jornalista Jefferson Klein, do Jornal do Comércio, com a matéria “E-commerce e concorrência levam empresas a criarem novos CDs no Estado”; o 2º Lugar foi para a matéria “Cerveja artesanal com sotaque alemão”, produzida pelo jornalista Felipe Faleiro, do Jornal do Comércio; o 3º Lugar foi para a matéria “Empresas digitais do RS decolam”, de autoria do jornalista Rafael Vigna, de Zero Hora. Na categoria Mídia Digital, o 1º Lugar foi para a matéria “Aviação decola nas rotas no interior gaúcho”, de autoria da jornalista Patrícia Comunello, do Jornal do Comércio; o 2° Lugar foi para a matéria “Territórios quilombolas lutam por uma existência solidária e comunitária na cidade”, de autoria de Bárbara Lima, do Jornal da UFRGS. Na categoria Radiojornalismo, a matéria vencedora foi “A construção da Justiça do Trabalho e das leis trabalhistas ao longo dos últimos 80 anos”, de autoria do jornalista Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha.

Os prêmios serão entregues durante solenidade oficial no dia 17 de dezembro (sexta-feira), às 19h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514, Centro Histórico, Porto Alegre). Na oportunidade também serão homenageados os vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2021” — que destaca as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de Curso —, o “Prêmio Economista do Ano” e o “Prêmio Economista Destaque do Ano”, além do Jornalista e Economia do Ano.  Clique aqui para acessar os vencedores do “Prêmio Corecon-RS Reportagem de Economia do Ano”