Cerimônia realizada no Teatro Renascença revelou, na noite de sexta-feira, 10, os vencedores dos Prêmios Açorianos de Teatro Adulto, Tibicuera de Teatro Infanto-Juvenil e do Primeiro Açorianos de Circo. A ação, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Artes Cênicas, foi realizada em formato híbrido, apenas com a presença dos indicados e transmitida pelas redes sociais. A atriz Kaya Rodrigues conduziu a premiação, que seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19.
O conceito da noite foi inspirado na temática circense já que essa edição marca a estreia do Açorianos de Circo. Encabeçada pelo encenador Jessé Oliveira, essa foi a primeira ação da atual gestão da coordenação de artes cênicas da SMC, que atendeu a reivindicação da categoria para valorizar a qualidade da arte circense da capital gaúcha. O escultor gaúcho Vinicius Vieira criou a estátua e presenteou a SMC.
As comissões julgadoras foram compostas por experientes artistas de cada área: Alex Garga, Consuelo Vallandro e Patrícia Sacchet (Circo), Igor Ramos, Plínio Mósca e Rodrigo Marques (Teatro Adulto), Denizeli Cardoso, Juliana Barros e Sandra Loureiro (Teatro Infantil).
A ocasião marcou a primeira atividade presencial do ano de 2021 no teatro do Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues, que passa por reparos e será reaberto no início do próximo ano. Em função das mudanças que a pandemia impôs aos espetáculos de teatro e de circo, as categorias foram temporariamente reformuladas. Em 2022 serão retomadas as tradicionais características do prêmio e a comunidade circense será consultada para a definição das categorias da área.
Estavam presentes na cerimônia os secretário de cultura de Porto Alegre Gunter Axt, o adjunto da pasta Clóvis André e o coordenador de descentralização da cultura Camilo de Lélis. Axt agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da noite de premiação: “Não à toa o nome desse teatro é Renascença. Essa noite é de renascimento, esperança e futuro.
Jessé de Oliveira também destacou a importância da Lei Aldir Blanc: “A grande maioria das produções premiadas e concorrentes foram graças a essa lei e esse incentivo. Hoje é uma noite muito especial. Estamos muitos felizes por premiar esses artistas.”
Prêmio Açorianos de Circo:
Melhor Espetáculo:
Dalí Vídeo Espetáculo
Direção:
Tainá Borges e Lara Rocho, por Atravessamentos
Artista/Performer Feminino:
Roberta Alfaya, por Dalí Vídeo Espetáculo
Artista/Performer Masculino:
Zeca Padilha, por Dalí Vídeo Espetáculo
Destaque Técnico:
Bolívar Lauda, por Atravessamentos
Ação Formativa:
Fecico
Ação Periférica:
Viva Circo
Prêmio Tibicuera de Teatro InfantoJuvenil 2021
Melhor Espetáculo:
De La Mancha
Direção:
Liane Venturella, por Xirê das Águas – Orayeye Oh
Artista/Performer Feminino:
Bruna Casali, por Papo de Criança
Artista/Performer Masculino:
Henrique Gonçalves , por De La Mancha
Destaque Técnico:
Viviane Juguero (trilha), por Peteca, Pião e Pique-Pessoa
Ação Formativa:
Festerê
Ação Periférica:
De La Mancha
Prêmio Açorianos de Teatro Adulto 2021
Melhor Espetáculo:
A Vó da Menina
Direção:
Camila Bauer e Bruno Gularte, por “A Vó da Menina” e Camila Bauer por Derrota
Artista/Performer Feminino:
Hayline Vitória, por A Ultima Negra
Artista/Performer Masculino:
Elison Couto, por “De Profundis:Epistola in Cárcere et Vinculis”
Destaque Técnico:
Vitório Azevedo, pela trilha sonora e edição de “Foi o que deu para fazer”
Ação Formativa:
Laboratório de Montagem Cênica Exclusiva para Travestis e Transexuais
Ação Periférica:
Três Tempos para a Dramaturgia Negra no RS: Formação, Reflexão e Memória
Texto: Mariana Bertolucci
Edição: Gilmar Martins