Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Chuvas de Meteoros de dezembro de 2021: Gemínidas

Detalhes Notícia
Vídeo com o registro de um meteoro pela câmera 19 posicionada ao zênite (como se você olhasse 100% para cima). Reprodução: Observatório Taquara

 

 

Várias chuvas de meteoros notáveis ​​acontecerão em dezembro, incluindo a prolífica Gemínidas. Hoje (13) e terça (14) é o pico da Chuva de Meteoros Gemínidas. Esta chuva é uma das maiores do ano e poderá produzir 150 meteoros por hora no céu. Neste ano a Lua, apesar de estar quase na fase cheia, irá se por após a 01h00 da madrugada, favorecendo a observação, já que a Lua costuma ofuscar os meteoros mais tênues.

Diferente de outras, a chuva de meteoros Gemínidas é sempre uma das chuvas de meteoros mais esperadas, todos os anos. Não são necessários equipamentos como binóculos ou telescópios. Os meteoros cruzam o céu de forma muito rápida, então o melhor é sempre visto a olho nu. Os fragmentos desta chuva são originados do cometa Phaethon. Olhe na direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que encontra-se o radiante da chuva Geminidas (região do céu onde os meteoros parecem se originar). Você deve olhar ao norte para visualizar mais esta chuva de meteoros.

Picos das principais chuvas de meteoros
14 de dezembro: Gemínidas

THZ: 150
Iluminação da lua: 81%
Atividade: 4 a 20 de dezembro
Localização radiante: constelação de Gêmeos
Visível de: qualquer lugar