Uma onda crescente de inovação impulsiona os negócios da Satis, empresa mineira especializada em nutrição vegetal. A marca aposta no desenvolvimento de pesquisas e estudos para criar soluções que contribuam tanto para melhoria de performance das lavouras, quanto para redução de custos do produtor. Atualmente, são realizados em média 45 trabalhos por ano com esta finalidade. Em 2021, estão em andamento ou já foram concluídas 25 pesquisas internas em seu campo experimental na cidade de Araxá/MG e outras 20 em parceria com entidades como universidades e consultorias regionais. Além disso, há testes de produtos ocorrendo em 30 diferentes áreas do Brasil.
Parte do resultado destes trabalhos é possível encontrar nos lançamentos recentes da marca para o mercado. Como o Tatic, principal novidade para temporada 21/22. Trata-se de um fertilizante foliar elaborado a partir do cobre (Cu) para fortalecer as defesas naturais da planta e otimizar o manejo de lavouras. Sua criação envolveu uma bateria de estudos científicos iniciada em 2015, quando foi desenvolvida a molécula principal em conjunto com pesquisadores acadêmicos. Inicialmente voltado a culturas de cereais, o Tatic traz embarcada a técnica “indução de resistência”, que estimula o sistema imunológico das plantas contra doenças e aumenta a eficiência de outros produtos combinados. O produto também está sendo testado para aplicação em segmentos como hortaliças, frutas, café e algodão.
Outro destaque recente da Satis criado a partir de pesquisas é o Vitaphol Soymax. O produto traz uma proposta de nutrição estratégica ao combinar em sua formulação elementos como cobalto, molibdênio, zinco e aminoácidos. Também de aplicação foliar, garante maior proteção aos nódulos nas raízes das plantas, aumentando a absorção do nitrogênio. Além disso, atua contra a fitotoxidade, quando agentes externos interferem no metabolismo das plantas. O produto é indicado especialmente para a cultura da soja.
De acordo com o Gerente de Inovação da Satis, o engenheiro químico Fabrício Porto, a oferta de novas soluções de base científica e tecnológica ao produtor rural é fruto de uma ampla cultura de inovação que a empresa fomenta diariamente junto ao seu grupo de colaboradores e parceiros. “Nosso foco está voltado para a criação, aperfeiçoamento e oferta de produtos voltados à nutrição vegetal em culturas como grãos, frutas e hortaliças. Assim, buscamos alinhar demandas e oportunidades identificadas no campo, reforçando o papel da marca no chamado mercado da agricultura 4.0. Trata-se de um cenário onde a tecnologia e a pesquisa são a base para a otimização da cadeia produtiva em todas as suas etapas, desde o plantio até a colheita”.