Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Canoas já registrou a abertura de cerca de 9 mil empresas em 2021

Detalhes Notícia
No mês de novembro de 2021, foram 749 novos empreendimentos. Foto: Guilherme Pereira/PMC

 

 

No acumulado de janeiro a novembro de 2021, Canoas registrou a abertura de 8.979 novas empresas, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI). O resultado representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram abertos 8.090 negócios na cidade. No mês de novembro de 2021, foram 749 novos empreendimentos. Atualmente, o município conta com 43.583 empresas ativas.

Tempo de abertura reduzido
O ambiente de negócios em Canoas também apresentou melhora no desempenho. O tempo médio necessário para a abertura de empresas em 2021 foi de 2 dias e 14 horas. São 19 horas para receber a viabilidade do empreendimento e 1 dia e 19 horas para registrá-lo. No Rio Grande Do Sul, o tempo médio para abrir um negócio é de 3 dias e 15 horas.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, a Prefeitura de Canoas vem fazendo um esforço para captar novos investimentos e fomentar a retomada da economia da cidade. “Desde o início do ano, estamos concentrando esforços para desburocratizar os processos e estimular o empreendedorismo no município. Como resultado disto, já garantimos cerca de R$ 600 milhões de investimentos de empresas em expansão ou em instalação na cidade, que significam mais empregos e renda para os canoenses. No ano que vem, temos a convicção de que vamos crescer ainda mais”, destacou.

Ainda segundo Simone, um sinal claro do trabalho realizado para facilitar a atração de empresas foi a certificação recebida pelo Escritório do Empreendedor, que ganhou, neste ano, o Selo Diamante, o mais alto reconhecimento concedido pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). O objetivo das instituições é premiar as prefeituras que oferecem melhores serviços aos empreendedores dos municípios.

Escritório do Empreendedor
Para facilitar a abertura de empresas na cidade, em 2010, o prefeito Jairo Jorge criou o Escritório do Empreendedor, um importante espaço disponibilizado pela Prefeitura de Canoas para a desburocratização dos processos de registro e licenciamento de empresas. O objetivo é facilitar o atendimento ao empreendedor de Canoas, reunindo, em um único local, representantes de todas as áreas responsáveis pela emissão do licenciamento de pessoas jurídicas, sejam do comércio, indústria ou serviço.

Atendimento
O Escritório do Empreendedor fica na Rua Doutor Barcelos, 969, Bairro Centro. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (51) 3425-7604 ou pelo e-mail: escritoriodoempreendedor@canoas.rs.gov.br