Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

STF tem 469 ações paradas por pedidos de vista pendentes; Metrópoles

Detalhes Notícia
Mais antigo pedido de vista é de 2006, feito pelo ex-ministro Ayres Britto. Decano Gilmar Mendes tem mais de 150 pedidos de vista parados. Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

 

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem 469 julgamentos sem conclusão devido a pedidos de vista. De acordo com levantamento feito pelo Metrópoles a partir do Portal da Transparência da Corte, algumas ações estão à espera de um desfecho há 16 anos – na época, da composição atual, apenas os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia já integravam a Corte.

Os processos tratam dos mais diversos temas: assuntos previdenciários, improbidade administrativa, liberação de armas, julgamentos de políticos – incluindo processos contra presidentes da República de diferentes épocas.

Os pedidos de vista mais antigos são de 2006. Um deles ocorreu em uma ação de autoria do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1997, quando o presidente da legenda era José Dirceu. O processo trata de acusação de improbidade contra o governador de Santa Catarina à época, Paulo Afonso Evangelista Vieira, conhecido no meio político como Paulo Afonso.

Leia mais em Metrópoles