Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Pampa gaúcho é alvo de estudo sobre gases do efeito estufa; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Pesquisa identificou que o bioma é capaz de absorver o CO2 emitido em virtude da criação de gado na região. /Wenderson Araujo/Trilux/CNA/JC

 

 

Um estudo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido desde 2015, tem apresentado resultados que mostram que a pastagem natural do bioma Pampa, quando bem manejada, compensa as emissões de metano produzidas pelo gado através da absorção de dióxido de carbono (CO2) pela pastagem. Ou seja, o Pampa seria um potencial absorvedor de gases do efeito estufa.

De acordo com definição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Pampa é o único bioma brasileiro localizado em apenas um estado, o Rio Grande do Sul. Caracterizado pelo clima temperado, grande biodiversidade de plantas, e por uma extensa área de campos naturais, principalmente gramíneas, o bioma ocupa cerca de dois terços do território gaúcho.

A combinação entre o clima e as características únicas da paisagem contribuem para o manejo adequado do gado e também para os resultados da pesquisa. Estes podem ajudar na elaboração de estratégias para a redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. A mitigação desses gases é importante para frear o processo de aquecimento global do planeta.

Leia mais no Jornal do Comércio