Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Lula defende retomada do emprego em debate sobre reforma trabalhista, dizem sindicalistas; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-presidente, porém, evita falar em revogação da medidas aprovadas em outros governos caso seja eleito. Lula deixa a Fundação Perseu Abramo, em SP; petista participou de debate sobre reforma trabalhista Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira, 11, com representantes do governo espanhol e líderes sindicais para discutir a reforma trabalhista que ocorreu no país europeu. O exemplo espanhol pode servir de base para mudanças defendidas pelo PT em eventual plano de governo de Lula. Como mostrou o Estadão, o partido quer revogar reforma trabalhista aprovada no governo Michel Temer.

O encontro de Lula com as centrais ocorreu na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. Os espanhóis participaram via internet.

Líderes sindicais que estiveram no evento disseram ao Estadão que Lula defendeu a retomada do emprego no País e de mudanças que proporcionem esse cenário. No entanto, segundo esses relatos, o ex-presidente não disse se, caso eleito, pretende revogar a reforma promovida por Temer em 2017.

O ex-governador Geraldo Alckmin, potencial candidato a vice de Lula, se disse preocupado com as declarações em conversa com Paulinho da Força, que tenta trazê-lo para o Solidariedade. Após deixar o evento, no entanto, o presidente da Força, Miguel Torres, defendeu a revisão da reforma e o diálogo com o empresariado e a sociedade.

Leia mais em O Estado de São Paulo