Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Elaboração de plano econômico de Lula é disputada no PT por quatro núcleos; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Debate sobre a diretriz econômica da candidatura inclui a fundação da sigla, o instituto do ex-presidente, a ala sindical e parlamentares da legenda. Lula deixa a Fundação Perseu Abramo, em SP; petista participou de debate sobre reforma trabalhista. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

 

Quatro grupos buscam protagonismo na montagem do programa econômico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a campanha ao Palácio do Planalto. Participam dos debates a Fundação Perseu Abramo, centro de estudos do PT dirigido pelo ex-ministro Aloizio Mercadante; o Instituto Lula, comandado pelo ex-presidente do Ipea Marcio Pochmann; a ala sindical, liderada por ex-diretor do Dieese Clemente Ganz Lucio; e o grupo de parlamentares que vêm apresentando projetos econômicos no Congresso com a consultoria de ex-gestores, entre os quais o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa.

Na reforma trabalhista há divergências em relação ao que deve ser revogado e a cúpula do PT afirma que o programa de governo estará alinhado às parcerias políticas. Cotado para vice de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin – ainda sem partido – mostrou descontentamento com as ideias de um “revogaço” da reforma aprovada no governo Michel Temer. A ala do PT interessada no acordo disse que tudo será discutido com o Congresso, caso Lula vença a eleição.

Leia mais em O Estado de São Paulo