Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Ex-militar líder de grupo de ultradireita é preso nos EUA por conspirar para invasão do Capitólio; RFI

Detalhes Notícia
Stewart Rhodes, fundador da milícia de extrema direita Oath Keepers, foi preso nesta quinta-feira (13) acusado de conspirar para a invasão do Capitólio em 2021. Nesta foto, Rhodes aparece em 2017. AP - Susan Walsh

 

 

O chefe e fundador do grupo de extrema direita Oath Keepers foi preso nesta quinta-feira (13) nos Estados Unidos por seu papel na invasão ao Capitólio, em Washington, no dia 6 de fevereiro de 2021. Stewart Rhodes, ex-militar de 56 anos, é acusado de conspiração sediciosa para impedir a passagem de poder para o atual presidente Joe Biden.

Ed Vallejo, acusado de tomar parte na conspiração, também foi preso pelo FBI nesta quinta. Outros nove membros da milícia são réus pelo mesmo crime, a acusação mais grave imposta até agora às pessoas que participaram da invasão do prédio do Capitólio há um ano. Se forem considerados culpados, eles poderão ser condenados a até 20 anos de prisão.

Segundo a acusação, Stewart Rhodes “conspirou” com alguns dos acusados “com o objetivo de impedir a transferência pacífica do poder”, inclusive “através do uso da violência”.

“Eles organizaram o transporte de todo o país para Washington, equiparam-se com todo tipo de armas, vestiram-se com equipamentos de combate e estavam prontos para responder aos apelos de Rhodes às armas”, diz o documento da acusação.

Leia mais em RFI