Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Julgamentos em massa aprofundam repressão à oposição em Cuba; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Acusados que participaram de protestos no ano passado podem ser sentenciados a até 30 anos de prisão. Polícia cubana caminha por ruas de Havana após protestos contra o regime - Yamil Lage - 12.jul.21/AFP

Manifestantes detidos em Cuba estão enfrentando os maiores e mais punitivos julgamentos em massa na ilha desde os primeiros tempos da revolução e podem ser sentenciados a até 30 anos de prisão.

Esta semana, promotores cubanos levaram a julgamento mais de 60 cidadãos acusados de crimes, incluindo subversão, por terem participado de protestos contra a crise econômica no país realizados em julho do ano passado. A informação é de ativistas dos direitos humanos e familiares dos detidos.

Entre as pessoas processadas há pelo menos cinco menores de idade, alguns de apenas 16 anos. Eles fazem parte dos mais de 620 detidos que estão sendo julgados ou devem ir a julgamento por terem participado da maior explosão de insatisfação popular com o governo comunista desde que este chegou ao poder, em 1959.

Leia mais na Folha de São Paulo