Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prazo para propostas de adoção do sítio do Laçador vai até dia 24 de fevereiro

Detalhes Notícia
Restaurado, monumento foi recolocado na avenida dos Estados no último dia,11. Maria Ana Krack / PMPA

 

 

A possibilidade de exploração comercial do espaço público é a novidade no novo edital para adoção do Sítio do Laçador, como contrapartida do município. A instalação de pontos de vendas do adotante também está sendo avaliada pela Prefeitura de Porto Alegre. Para a secretária de Parcerias, Ana Pellini, o novo dispositivo legal permite ampliar as oportunidades de negócios com o surgimento de novos estabelecimentos e atividades comerciais. “É uma inovação que impulsionará o empreendedorismo local.”

A estátua do Laçador retornou a seu sítio na avenida dos Estados, na última terça-feira, 11, após quatro meses de restauro. A prefeitura cancelou o primeiro edital e o republicou em 23 de dezembro de 2021, com nova permissão e ampliação dos prazos para a apresentação das propostas até o dia 24 de fevereiro. Pelo novo edital, o estacionamento do Laçador poderá ser usado para comercialização, mas ainda não está definido se o espaço destinado aos carros será cobrado.

Manutenção – A prefeitura promoveu melhorias no sítio em frente ao Aeroporto Salgado Filho, realizando limpeza e manutenção do espaço. Em setembro de 2021, começou a restauração da estátua. Segundo o projeto aprovado pela Secretaria Estadual da Cultura, o investimento privado no monumento foi de R$ 803 mil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Houve, ainda, um aporte da Prefeitura de Porto Alegre, de aproximadamente R$ 90 mil.

Texto: Mariana Kruse
Edição: Gilmar Martins