Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Consumo de energia elétrica cresce 2% no RS em 2021; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Parques eólicos brasileiros produziram 27,1% a mais no ano passado em relação a 2020. ENERFIN/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O Brasil consumiu 64.736MW médios em 2021, volume 4,1% maior em relação ao ano anterior, segundo apontamento feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No Rio Grande do Sul, o incremento foi de 2%, registrando 3.885 MW médios.

Para a organização, o resultado verificado no País é um reflexo da recuperação da economia brasileira, fortemente afetada pela pandemia de Covid-19 em 2020, sobretudo ao longo do primeiro semestre. “Retornamos ao ritmo habitual de crescimento do mercado de energia, o que nos mostra que a atividade econômica do Brasil também está sendo retomada, após os períodos mais críticos de isolamento social e paralisações”, enfatiza o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.

Na análise por regiões, em 2021 apenas o Acre e o Amazonas registraram reduções no consumo de energia, ambos com uma queda de 1%. Já as maiores altas ficaram concentradas no Ceará (8%), Pará (7%) e Santa Catarina (7%). A CCEE destaca também o crescimento de energia renovável no Brasil no ano passado. O segmento está cada vez mais representativo no Sistema Interligado Nacional. Os parques eólicos produziram 8.242 MW médios, volume 27,1%% maior do que no ano anterior. Já as usinas solares fotovoltaicas geraram 878 MW médios, montante 29,3% superior.

Leia mais no Jornal do Comércio