Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Chuva deve provocar melhora temporária no nível dos rios da Região Metropolitana; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Frente fria avança entre esta quarta e quinta-feira, pela região sul do país, e coloca fim à onda de calor de duas semanas no RS. Cenário do Rio Gravataí foi tema de reunião com governador | Foto: Ricardo Giusti

 

 

A chuva prevista para os próximos dias é aguardada na Região Metropolitana não só para amenizar as altas temperaturas, mas também para aumentar, mesmo que temporariamente, o nível dos rios. Conforme a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em medição realizada às 10h15min desta quarta-feira, 26, o nível do Guaíba no Cais Mauá era de 23 centímetros, quando o considerado normal seria 78 cm. Além da estiagem, o baixo nível dos rios que deságuam no Guaíba também impactam neste cenário.

O Rio do Sinos, no trecho de São Leopoldo, atingiu níveis menores do que nos últimos dois anos, conforme relatórios da área técnica do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). De acordo com a Diretoria de Operação, nesta quarta, o nível de captação estava em 1 metro, o que representa menos da metade da média de todos o ano passado, que foi de 2,26 m. “Nós modernizamos o nosso sistema de captação, o que nos deixa mais seguros em relação à possibilidade de desabastecimento na cidade, mas os efeitos da estiagem são preocupantes, seja com a baixa do nível do Rio dos Sinos, ou mesmo com a previsão que somente no inverno teremos um período relevante de chuvas”, alerta o diretor-presidente do Semae, Ary Moura.

Leia mais no Correio do Povo