Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Sergio Mattarella é reeleito presidente na Itália, mesmo sem querer; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Líder italiano obtém ampla maioria em 8ª rodada de votação após partidos pedirem sua permanência no cargo. Sergio Mattarella ao receber resultado da votação que o reelegeu presidente da Itália - Presidência da Itália - 29.jan.22/AFP

Depois de seis dias de articulações frenéticas entre as forças partidárias, oito rodadas de votação e ao menos uma dezena de nomes lançados como possíveis candidatos, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi reeleito, neste sábado (29), para um segundo mandato como chefe de Estado.

Aos 80 anos, embora viesse dizendo que não gostaria de permanecer no cargo, seu nome recebeu a maioria dos votos no complexo método de escolha indireta, realizada por parlamentares e representantes estaduais.

Com o resultado, Mattarella, que deixaria o Palácio do Quirinal na próxima quinta (3), vai continuar ocupando pelos próximos sete anos o posto institucional mais alto do país. Na agenda do presidente, o dia em que ele deixaria sua residência oficial será agora a data do juramento para o segundo mandato.

A definição aconteceu na oitava votação, depois de sete tentativas frustradas realizadas desde a última segunda (24). Em busca de uma estratégia de consenso, os líderes partidários passaram a semana em negociação, testando cenários e lançando candidatos. Nenhum dos dois grandes grupos, centro-esquerda e centro-direita, reunia votos suficientes para decidir um nome autonomamente.

Leia mais na Folha de São Paulo