Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Alvos da Lava-Jato, caciques 'repaginados' miram retorno ao Congresso; O Globo

Detalhes Notícia
Com imagens arranhadas após investigações e até prisões, nomes como Jucá, Delcídio e Cândido Vaccarezza investem em mudanças no visual, postura de 'influencer' e discurso contra polarização. Romero Jucá (à esquerda), Eunício Oliveira e Delcídio do Amaral: caciques alvejados pela Lava-Jato preparam retorno ao Congresso em 2022 Foto: Fotos de Jorge William, Michel Filho e Ailton de Freitas/Agência O Globo

 

 

Chamuscados pela Operação Lava-Jato, caciques da política nacional derrotados nas urnas em 2018 se preparam para voltar repaginados nas eleições deste ano. Para se distanciar de erros do passado e do desgaste acumulado, nomes como o ex-senadores Eunício de Oliveira (MDB), Delcídio Amaral (PTB) e Romero Jucá (MDB), o ex-deputado Cândido Vaccarezza (Avante) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aproveitam o enfraquecimento da operação para apostar em reposicionamentos políticos e, em alguns casos, mudanças cosméticas na forma como se apresentam ao eleitorado.

— Eu queria indicar duas séries pra gente curtir. A primeira é La Casa de Papel. (…) Simplesmente espetacular. E a outra é o resumo da Fórmula-1 de 2021.(…) Também imperdível — recomendou ele em vídeo postado, no início de janeiro, que encerra com a hashtag #euvoltei.

Após delatar esquemas de corrupção nas gestões Lula e Dilma, o senador deixou o PT e se filiou ao PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson, passou a se dizer conservador e diz não ver problemas em dividir o palanque com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele pretende se candidatar à Câmara.

Leia mais em O Globo