Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Estiagem: chega a 384 número de cidades gaúchas em emergência; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Falta de chuva afeta produção leiteira ao devastar pastagens de verão. Além da quebra de safras importantes de verão, como as da soja e do milho, a estiagem persistente, desde novembro, preocupa a pecuária leiteira | Foto: EBC / Divulgação / CP

 

 

O número de municípios que já decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul em razão da estiagem avançou de 378, na sexta passada, para 384, nesta segunda-feira, segundo dados da Defesa Civil. O volume equivale a 77% do total. Os decretos mais recentes vieram de Amaral Ferrador, Ibirubá e Feliz. Dos 384 processos, 311 foram homologados pelo governo estadual e 230, reconhecidos pela União.

Estiagem afeta produção leiteira

Além da quebra de safras importantes de verão, como as da soja e do milho, a estiagem persistente, desde novembro, preocupa a pecuária leiteira. A falta de água compromete ao desenvolvimento das pastagens e, como devasta as plantações de milho, dificulta a estocagem de silagem para a alimentação do rebanho. A produção caiu, os custos subiram e o preço pago pelo leite é considerado baixo para fazer frente às dificuldades do setor.

Leia mais no Correio do Povo