Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Pacheco, Lira e Bolsonaro mandam recados sobre eleições, na abertura do ano legislativo no Congresso; O Globo

Detalhes Notícia
Presidente se contrapôs a Lula e listou feitos do governo, equanto o senador pediu respeito às urnas e o deputado defendeu que o pleito não atrapalhe a votação das reformas. Bolsonaro participa da cerimônia de início do ano legislativo no Congresso Foto: Agência Câmara

Os discursos na cerimônia para a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional, nesta quarta-feira, tiveram vários recados sobre a eleição de outubro. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressaltou o desafio este ano da defesa da democracia e pediu respeito às urnas, enquanto o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), defendeu que o pleito não atrapalhe a votação das reformas, o que pode piorar o cenário econômico. Em clima de campanha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) listou realizações de seu governo e se contrapôs ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao afirmar que nunca pedirá ao Congresso a revisão da reforma trabalhista nem controle da mídia. Tanto Bolsonaro quanto Pacheco são pré-candidatos ao Palácio do Planalto.

Os ataques de Bolsonaro não estavam no discurso previsto para a mensagem ao Congresso Nacional. No Plenário, Bolsonaro não citou pessoalmente o petista, mas alertou os congressistas sobre as medidas defendidas recentementes pelo ex-presidente. Inicialmente, Bolsonaro disse que esperava que a regulação da mídia e da internet não fosse feita por “qualquer outro poder”.

Leia mais em O Globo