Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Novas vozes do liberalismo na América Latina estarão no Fórum da Liberdade 2022

Detalhes Notícia
Para Antonella Marty. na política, tanto a Esquerda quanto a Direita costumam atacar as ideias da liberdade.

 

 

 

Dois dos principais pensadores da nova geração liberal na América Latina estarão presentes no Fórum da Liberdade 2022, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril em Porto Alegre. A escritora argentina Antonella Marty, 29 anos, e o advogado chileno Axel Kaiser, 40 anos, debaterão o cenário político e econômico do continente e mostrarão como o populismo e a intolerância têm causado atrasos em conquistas sociais e no desenvolvimento econômico das nações.

Antonella é uma crítica ao inchaço do Estado e, mais recentemente, passou a escrever e palestrar sobre os impactos sociais construtivos do liberalismo. Para a conferencista, não se pode reduzir o liberalismo à economia e às finanças: a agenda liberal surge fundamentalmente para proteger as escolhas individuais. Ela explica porque, na política, tanto a Esquerda quanto a Direita costumam atacar as ideias da liberdade. A argentina é diretora de Relações Públicas e Relações com Influenciadores da Atlas Network e diretora da Atlas Society, filial espanhola da organização objetivista The Atlas Society. Autora de diversos livros, o mais recente intitulado “El Manual Liberal” da Ediciones Deusto, é também apresentadora do podcast “Let’s Talk Liberty” no Spotify.

Axel Kaiser

Kaiser falará sobre tolerância e a crise do conhecimento. Nos últimos meses, o advogado elevou o tom em críticas ao “flerte com o socialismo” na América Latina, especialmente no Chile após a convocação de uma Assembleia Constituinte dominada por representantes socialistas. Seus artigos têm sido publicados em veículos internacionais como o Wall Street Journal. Ele é um advogado chileno-alemão, mestre em Investimentos, Comércio e Arbitragem, mestre em Artes e doutor em Filosofia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha). É diretor da Cátedra Friedrich Hayek da Universidade Adolfo Ibáñez, em Santiago do Chile, e Senior Fellow do Atlas Center for Latin America, com sede em Miami. Cofundador e presidente da Fundación para el Progreso em Santiago do Chile, que é um dos think tanks de livre mercado mais influentes da América Latina.

A 35ª edição do Fórum da Liberdade debaterá o tema “Você é Livre para Discordar?”. Estudiosos, empreendedores, representantes públicos e influenciadores nacionais e internacionais se reunirão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para analisar as restrições que têm sido impostas a opiniões dissonantes, seja nas mídias sociais, seja em organizações públicas e privadas. O evento será presencial e terá transmissão online gratuita.

Clique aqui para mais informações sobre o Fórum da Liberdade 2022