Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

RS é um dos estados com maior área agrícola segurada no Brasil; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
No Rio Grande do Sul, 55% das lavouras de milho estão protegidas com Proagro ou seguro particular FECOAGRO/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Um dos principais mecanismos para resguardar os produtores rurais de adversidades climáticas como a estiagem é a contratação de seguros. No Brasil, apenas pouco mais de 20% das lavouras possui algum tipo de seguro rural.

Um dos estados brasileiros mais atingidos pela seca neste verão, o Rio Grande do Sul dispõe de uma proteção maior do que a média nacional, principalmente nas culturas de soja e milho, que somam 3,035 milhões de hectares com cobertura de seguro público e privado. Essa área representa 42,7% das lavouras dos dois grãos previstas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2021/2022. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Nos Estados Unidos, a soja e o milho têm até 95% da área com seguro, e a soma de todas as culturas por volta de 80%. No Brasil, se pegarmos todas as culturas, nós passamos por pouco dos 20%, com 14 milhões de hectares. Quando a atual gestão do Mapa assumiu, a área total era de apenas 4,5 milhões.

Leia mais no Jornal do Comércio