Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Bolsonaro tem reunião com Moraes e Fachin em meio a crise com TSE; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Encontro na agenda oficial ocorre após Luís Roberto Barroso afirmar que Bolsonaro auxiliou 'milícias digitais' em vazamento de informações; Alexandre de Moraes e Edson Fachin completam os titulares do STF no TSE. Relação entre Bolsonaro e ministros do Poder Judiciário é conturbada. Foto: Evaristo Sá/AFP - 2/12/2021

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai se reunir nesta segunda-feira, 7, com os ministros Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Edson Fachin, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marcado para as 11h30, o motivo do encontro é a entrega ao chefe do Executivo do convite para a cerimônia de posse do TSE, que ocorrerá no dia 28, quando Fachin e Moraes assumirão a presidência e a vice-presidência do tribunal, respectivamente.

Barroso, Moraes e Fachin são os principais desafetos do presidente no STF e no TSE. Foram várias as ocasiões em que o mandatário atacou os integrantes do Judiciário. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o chefe do Planalto chamou Fachin de “trotskista” e “leninista” — fazendo referência a líderes comunistas — devido ao voto contrário do ministro à tese do marco temporal. O chefe do Planalto também criticou o ministro recentemente pela suspensão de uma lei que proibia o uso da “linguagem neutra” em Rondônia: “O que ele tem na cabeça?”, indagou Bolsonaro sobre o caso.

Leia mais em O Estado de São Paulo