Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Hotéis veem demanda aumentar quase 27% em relação ao mesmo período do ano anterior

Detalhes Notícia
Rede hoteleira têm crescimento nas demandas e projeta avanço para 2022.

 

 

O número de hospedagens do último mês do ano evidencia o impacto que a cobertura vacinal têm na população e no turismo. Um levantamento feito pelo Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, a partir do Programa Realidade Hoteleira, apontou um aumento de 86,06% nas ocupações em hotéis da Capital gaúcha em dezembro de 2021, em relação com o mesmo período do ano anterior.

Ainda entre os meses de janeiro a dezembro de 2021, a média de ocupação dos hotéis de Porto Alegre foi de 40,61%, número que representa um crescimento de 26,99%, quando comparado ao ano de 2020. Associada a esses dados está a confiança da população em poder viajar com maior segurança, já que mesmo com a pandemia ainda em curso, o avanço da cobertura vacinal em todo o Brasil se reflete na diminuição do número de casos de contágio pelo vírus.

Para o presidente do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, José Reinaldo Ritter, a tendência é de que cada vez mais esses números voltem a crescer no patamar pré-pandemia. “Estamos muito otimistas que a retomada do setor hoteleiro, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus, está se consolidando. Esse é o nosso objetivo e a batalha que estamos travando desde março de 2020. Tenho mais de 40 anos de experiência em hotelaria e esses dados com certeza são positivos e demonstra mais uma vez o quanto a nossa categoria é forte e resiliente. Temos ainda muitos desafios pela frente, mas com certeza vamos superá-los, trabalhando em conjunto”, destaca o presidente do Shpoa.

Em análise dos últimos anos da hotelaria de Porto Alegre, os dados mais recentes se equiparam aos números de 2019 e evidenciam a retomada. No período mais crítico da pandemia, a média anual de ocupação entre janeiro e dezembro foi de 31,98%, enquanto em 2021 esse balanço ficou em 40,61%. Para 2022, a expectativa é que esse número siga aumentando e leva em conta os investimentos em turismo feitos na Capital, como a Orla do Guaíba e os eventos que a cidade deve receber durante este ano.