Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Lobby do tabaco manda e desmanda na Suíça; SwissInfo

Detalhes Notícia
Lausanne abriga a sede internacional da gigante do tabaco Philip Morris. As multinacionais do tabaco são importantes para as economias dos cantões em que operam. Keystone / Laurent Gillieron

 

 

Um ranking internacional publicado recentemente identifica a Suíça como um dos países onde a indústria do tabaco tem maior influência na política. Isso se deve à presença dos gigantes do setor em seu território, mas também à notória permeabilidade entre o Parlamento e os interesses privados.

No dia 13 de fevereiro, a população suíça se pronunciará sobre uma iniciativa popular que visa combater a publicidade de tabaco. As numerosas organizações de promoção da saúde e de proteção à juventude, responsáveis pela iniciativa, querem fazer com que a legislação se aproxime às de outros lugares da Europa no que diz respeito ao combate ao tabagismo.

A Suíça é o país da Europa onde o cigarro está sujeito a menos regulamentação. Em 2019, somente a Alemanha foi classificada abaixo da Suíça na última edição do estudo europeu Tobacco Control ScaleLink externo, que mede o grau de prevenção ao tabagismo. Mas, como observa o site watson.chLink externo, desde então o governo alemão ampliou as restrições à publicidade de tabaco.

Leia mais em Rádio Suíça Internacional