Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Fachin: ‘A Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers’; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Futuro presidente do TSE alerta para cibercrimes, cita Rússia e diz que ‘instituições terão seu maior teste’. Fachin fala em tornar as eleições do País ‘uma espécie de case mundial sobre a democracia’ Foto: Gabriela Biló/Estadão

A uma semana de tomar posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin disse ao Estadão que a Justiça Eleitoral “já pode estar sob ataque de hackers” e citou a Rússia como a origem da maior parte dessa ofensiva.

“A preocupação com o ciberespaço se avolumou imensamente nos últimos meses, e eu posso dizer a vocês que a Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers, não apenas de atividades de criminosos, mas também de países, tal como a Rússia, que não têm legislação adequada de controle”, afirmou Fachin ontem, em entrevista exclusiva.

Sem resposta do Telegram a reiterados contatos do TSE, o ministro avisou que é hora de endurecer para evitar que a plataforma seja usada na campanha eleitoral para difundir informações falsas. Mas destacou que ainda vai aguardar uma posição do Congresso para restringir a atuação de redes sociais que não têm representantes no País. “O mundo não virou planeta sem lei.”

Leia mais em O Estado de São Paulo