Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Fachin: quem é o ministro que tem a missão de defender o TSE em mandato relâmpago; Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Magistrado que assume a Corte na terça-feira, é considerado um ministro sereno, mas incisivo na defesa da democracia. (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF - 26/6/18)

 

 

Com as eleições às portas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá um novo presidente a partir de terça-feira. O ministro Edson Fachin assume o comando da Corte numa espécie de mandato-relâmpago, pois entrega o cargo, em agosto, para o ministro Alexandre de Moraes.

Considerado discreto e sereno, Fachin tem mostrado pulso firme diante dos sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Judiciário, em especial ao TSE. O chefe do Executivo, rotineiramente, coloca em dúvida a lisura e a segurança das urnas eletrônicas.

Também acusa Fachin, Moraes e o atual presidente do TSE, Luís Roberto Barroso de querer torná-lo inelegível na “base da canetada” para favorecer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder das pesquisas de intenção de voto para outubro.

O magistrado mandou uma série de recados ao chefe do Executivo e a seus apoiadores, afirmando que vai combater ameaças do populismo autoritário.

Leia mais no Correio Braziliense