Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Mortes por Covid diminuem pela primeira nas Américas vez desde a chegada da ômicron; RFI

Detalhes Notícia
O número de novos casos de Covid-19 nas Américas diminuiu. O ritmo das mortes recuou pela primeira vez desde o surgimento da variante ômicron. No entanto, algumas áreas, como o Caribe, continuam vulneráveis. A constatação é feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (23). © Francisco Robles / AFP

 

 

Na semana passada, foram 2,2 milhões de novos casos de Covid-19 na região, ou seja, 28% a menos que na semana anterior, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, em uma coletiva de imprensa virtual. O número de mortes pela doença caiu pela primeira vez desde o início da onda da variante ômicron e ficou em 29.000, -9% em comparação com a semana anterior, acrescentou.

Mas a situação na região é desigual. Treze países e territórios registraram aumento de mortes e não atingiram a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 40% da população.

Embora os casos tenham caído em um terço na América do Norte, novas infecções tiveram um aumento de 70% no México. Nos Estados Unidos, o número de mortes diminuiu, mas continua alto. No geral, também caíram na América Central (-17%), mas em Honduras as mortes dos pacientes em terapia intensiva continuam em alta.

Leia mais em RFI