Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Suíça enfrenta dilema em relação às sanções à Rússia; SwissInfo

Detalhes Notícia
Um edifício militar em Kyiv alvo das forças russas. Keystone / Interior Ministry Press Service

A Suíça condenou o ataque da Rússia à Ucrânia no início da manhã. O país neutro também deveria agora aplicar sanções? E, em caso afirmativo, com que severidade elas devem ser aplicadas?

O Ministério das Relações Exteriores suíço considera as ações russas na Ucrânia como uma “invasão” e uma “violação grosseira do direito internacional”, de acordo com uma declaração emitida na quinta-feira.

No Twitter, o presidente ucraniano Volodimir Selensky e Alexei Navalny, opositor russo encarcerado, apelaram para sanções duras contra a Rússia.

A União Europeia, que já aplicou sanções, está considerando medidas punitivas adicionais. Enquanto isso, os Estados Unidos estão exortando o Ocidente a coordenar as sanções. O que a Suíça deve fazer?

Anteriormente, o governo suíço havia indicado que queria evitar que o país fosse utilizado para contornar as sanções impostas pela UE. É por isso que ele estava estudando de perto as medidas que outros Estados estavam impondo. O governo tinha seguido a mesma abordagem quando a Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014.

Leia mais em Rádio Suíça Internacional