Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Ofensiva à Ucrânia é errada e inaceitável, mas não irreversível, diz Guterres; ONU News

Detalhes Notícia
Secretário-geral António Guterres faz pronunciamento sobre situação na Ucrânia. Foto: UN Photo/Loey Felipe

Secretário-geral faz novo apelo ao presidente da Rússia para parar a operação militar contra o país vizinho; António Guterres diz que ONU colocou US$ 20 milhões para socorrer ucranianos afetados.

O líder das Nações Unidas, António Guterres, voltou a pedir o fim do ataque à Ucrânia por tropas russas num novo pronunciamento a jornalistas nesta quinta-feira.

Num apelo direto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, o secretário-geral da ONU pediu o fim da operação militar e o retorno das tropas à Rússia. Guterres lembrou que todos conhecem o preço de uma guerra.

Imagens do terror

Com o aumento das mortes, ele destacou que o que se vê são imagens do medo, da angústia e do terror em cada esquina da Ucrânia.

A invasão ocorreu por volta de 5h da manhã, horário local ucraniano, no mesmo momento em que os 15 países-membros do Conselho de Segurança se reuniam para tentar evitar a escalada da violência.

António Guterres afirmou que o mundo está assistindo às operações militares da Rússia dentro de um território soberano numa escala que a Europa já não via há décadas.

Leia mais em ONU News