Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Putin invade segunda maior cidade da Ucrânia; Zelenski rejeita negociar rendição; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Após nova sanções ocidentais, Kremlin diz ter enviado delegação para falar com ucranianos em Belarus. Depósito de combustível em chamas perto da base aérea de Vasilkiv, próximo de Kiev - Maksin Levin/Reuters

Forças russas entraram neste domingo (27) na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, e iniciaram uma batalha nas suas ruas após uma noite de intensos combates. Em Kiev, a pressão continua com bombardeios, mas não há sinais de uma ofensiva total contra o centro da capital.

O quarto dia da campanha de Vladimir Putin contra a Ucrânia também registra uma movimentação diplomática, após o Ocidente ter elevado o grau de punição a Moscou ao anunciar o início da desconexão de alguns bancos russos do sistema internacional de transferências financeiras.

No fim da manhã (madrugada no Brasil), o Kremlin anunciou que uma delegação havia sido enviada para Gomel, cidade na Belarus a 40 km da fronteira ucraniana. “Estaremos prontos para começar negociações”, disse o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov.

Leia mais na Folha de São Paulo