Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

O novo cotidiano na fronteira entre a Polônia e a Ucrânia; Deutsche welle

Detalhes Notícia
Milhares de refugiados chegam à cidade polonesa de Medyka, onde são recebidos por guardas dispostos a ajudar e voluntários, que oferecem comida e transporte gratuito para outras regiões do país. Refugiados se acumulam no posto de fronteira entre o território ucraniano e a cidade polonesa de MedykaFoto: Darek Delmanowicz/EPA-EFE

O mercado na pequena cidade de Medyka, no sudoeste da Polônia, com suas lojas de descontos e seus vários pequenos comércios é, há décadas, um local popular onde pode-se comprar cigarros, vodca ou gasolina. Negociantes ucranianos costumam atravessar a fronteira pra adquirir produtos de boa qualidade a preços baixos para então revendê-los em feiras em Lviv.

Nesta semana, a Medyka passou a atrair ucranianos que fogem dos ataques russos ao país. A cidade é um dos oito pontos onde se pode cruzar a fronteira da Ucrânia para a Polônia. Desde a última quinta-feira, passaram por ali dezenas de milhares de refugiados.

Nesta semana, a Medyka passou a atrair ucranianos que fogem dos ataques russos ao país. A cidade é um dos oito pontos onde se pode cruzar a fronteira da Ucrânia para a Polônia. Desde a última quinta-feira, passaram por ali dezenas de milhares de refugiados. Agora eles não utilizam somente o estreito corredor de pedestres, mas também algumas pistas para carros que foram fechadas para o tráfego de veículos.

Leia mais em Deutsche Welle