Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Voluntários franceses viajam à Ucrânia para participar de combates contra a Rússia; RFI

Detalhes Notícia
Praça Maidan, no centro de Kiev, 1° de março de 2022. AP - Vadim Ghirda

Como ajudar os ucranianos? Essa é a pergunta que muitos franceses se fazem em um momento em que a Rússia intensifica os ataques na Ucrânia. Enquanto vários cidadãos participam de manifestações e outros organizam coletas de remédios e alimentos, alguns vão ainda mais longe. Voluntários resolveram atender ao apelo do presidente da Ucrânia e estão deixando a França para participar diretamente dos combates contra as forças russas.

Por enquanto, é impossível dizem quantas pessoas já deixaram a França para lutar junto ao exército ucraniano. No Facebook, o grupo “Franceses Voluntários na Ucrânia” reúne mais de 3.100 membros e organiza viagens de carro ou em vans.

Recentemente, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu que estrangeiros viajassem ao país para apoiar seu exército. No entanto, os interessados precisam chegar à Ucrânia por conta própria, uma iniciativa nada simples.

Entre os candidatos franceses, há muitos ex-militares, como Olivier Lengagne, de 49 anos, que vive perto de Mans, no noroeste. Ele serviu às Forças Armadas da França durante vários anos, antes de se tornar tatuador. Na noite desta terça-feira (1°) ele viajará de ônibus até a Polônia, onde um amigo militar vai encontrá-lo em Cracóvia.

Leia mais em RFI