Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Como a guerra na Ucrânia afeta empresas com ações na Bolsa brasileira; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Relatórios do Itaú BBA analisam companhias que dependem de trigo, milho e petróleo. Funcionário alimenta porcos com ração na granja Santa Paula, em Colina (SP) - Edson Silva/Folhapress - 15-07-2011

A guerra na Ucrânia deve elevar os custos de empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas que dependem de matérias-primas como trigo e milho, esse último utilizado como ração para animais. Até mesmo o preço de cervejas que levam esses dois ingredientes pode ser afetado caso a crise se prolongue, segundo relatórios do Itaú BBA que analisam companhias brasileiras de capital aberto com ações na B3.

Nos últimos dias, diversos analistas têm apontado que as maiores preocupações neste momento não são os impactos nas exportações brasileiras —a Rússia representa apenas 0,6% das nossas vendas ao exterior. O problema maior estaria nas importações de produtos daqueles dois países e nos efeitos do conflito sobre o preço de algumas commodities.

Rússia e Ucrânia respondem por cerca de 30% das exportações globais de trigo e quase 20% de milho. Os dois produtos tiveram forte alta nos últimos dias.

Leia mais na Folha de São Paulo