Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Índice do Preço dos Alimentos tem alta recorde em fevereiro; ONU News

Detalhes Notícia
Óleos vegetais e derivados do leite puxaram o aumento; previsões indicam perspectivas fortes para milho e trigo nos próximos meses; já preço do açúcar caiu 1,9% com melhor performance de grandes produtores como Índia, Tailândia e Brasil. © Unicef/Arimacs Wilander

O preço dos alimentos aumentou, no mês passado, batendo todos os recordes. A informação é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, que divulga o Índice do Preço dos Alimentos para o mundo.

A alta foi puxada pelos óleos vegetais e derivados do leite.

Girassol
A subida foi de 3,9% em fevereiro com a marca de 140,7 pontos. São 24,1% acima do nível do ano anterior, e 3,1 pontos a mais que em fevereiro de 2011.

O Índice mapeia as mudanças de mês a mês dos preços internacionais dos alimentos básicos.

O óleo vegetal subiu 8,5% em comparação a janeiro. A alta foi provocada pelos preços do óleo de palma, soja e do óleo de girassol. Mas o aumento mais acentuado nessa categoria foi a demanda global por importação, que coincidiu com alguns fatores laterais de oferta incluindo a queda da exportação do óleo de palma da Indonésia, que é o maior exportador global, as baixas previsões para a soja da América do Sul e as preocupações com a redução da exportação do óleo de girassol por interrupções na região do Mar Negro.

Leia mais em ONU News