Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Ministério Público é acionado contra Arthur do Val e MBL após áudios sobre ucranianas,por Mônica Bergamo/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Uneafro afirma haver indícios de incentivo ao turismo sexual por parte do parlamentar. O deputado estadual de SP Arthur do Val (Podemos) posa ao lado de garrafas que supostamente serão usadas para a produção de coquetéis molotov na Ucrânia - @arthurmoledoval no Instagram

A organização do movimento negro Uneafro Brasil acionou o Ministério Público de São Paulo após o vazamento de áudios de teor sexista atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos). A entidade afirma haver neles indícios de “de atuação do deputado em incentivo ao turismo sexual”.

As mensagens, que supostamente teriam sido enviadas pelo pré-candidato ao Governo de São Paulo durante viagem à Ucrânia, começaram a ser compartilhadas em grupos de WhatsApp nesta sexta-feira (4).

Nelas, o parlamentar teria afirmado que as ucranianas são “fáceis” de pegar por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”.

Na denúncia, a Uneafro também pede que o Ministério Público investigue se há ligação entre o MBL e grupos da extrema direita ucraniana, associados à propagação de ideologia nazista. A entidade rememora o fato de o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) ter afirmado que o nazismo não deveria ser considerado crime no Brasil, durante entrevista ao Flow Podcast.

Leia mais na Folha de São Paulo