Adolescentes imunocomprometidos também poderão receber a terceira dose. Cristine Rochol/PMPA
A partir desta quarta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá ampliar o público apto a tomar a terceira e a quarta doses contra a Covid-19. A decisão segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Com a mudança, a terceira dose, que estava disponível para todas as pessoas a partir de 18 anos, também passa a ser oferecida a gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e adolescentes imunocomprometidos a partir de 12 anos. A aplicação deverá ocorrer quatro meses após a segunda dose, para gestantes e puérperas, e oito semanas após a segunda dose para imunocomprometidos.
Este mesmo intervalo passará a ser adotado para imunocomprometidos a partir de 18 anos (o prazo, até então, para este grupo era de 28 dias após a segunda dose). Já para as demais pessoas acima de 18 anos, será mantido o intervalo de quatro meses. Para adolescentes de 12 a 17 anos que não façam parte de nenhum dos grupos mencionados acima, não há indicação de terceira dose.
Já a quarta dose, que estava disponível somente para imunocomprometidos a partir de 18 anos, será oferecida também a adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos. A dose deverá ser aplicada quatro meses após a terceira dose. São considerados os seguintes critérios para a aplicação da quarta dose em imunocomprometidos:
– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)
Para receber a terceira ou quarta doses, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Imunocomprometidos devem apresentar ainda comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Vacinados com Janssen – Vacinados com Janssen que tenham a partir de 18 anos e sejam imunocomprometidos também poderão receber uma terceira dose de qualquer vacina. A aplicação deverá ser feita quatro meses após a terceira dose. Até o momento, não há previsão de aplicação de quarta dose neste público.
Confira o resumo do esquema vacinal contra a Covid-19:
1ª dose:
Todas as pessoas a partir de 5 anos
2ª dose:
Vacinados com Coronavac/Butantan – 28 dias após a 1ª dose
Vacinados com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca ou Janssen – 8 semanas após a 1ª dose
3ª dose:
Imunocomprometidos a partir de 12 anos – 8 semanas após a 2ª dose
Gestantes e puérperas de 12 a 17 anos – 4 meses após a 2ª dose
Imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com Janssen – 4 meses após a 2ª dose
Pessoas a partir de 18 anos vacinadas com Coronavac/Butantan, Pfizer/BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – 4 meses após a 2ª dose
4ª dose:
Imunocomprometidos a partir de 12 anos vacinados com Coronavac/Butantan, Pfizer/BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – 4 meses após a 3ª dose
Confira os locais de vacinação da Capital aqui.
Texto: Luize Baini
Edição: Gilmar Martins