A prefeitura disponibilizou nesta terça-feira, 8, mais um recurso para facilitar a comunicação dos cidadãos com o município. Agora além do Chatbot, o Whatsapp do 156 (51 3433-0156) conta também com profissionais para realizar o atendimento. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam realizados também registros de protocolos para serviços públicos demandados pela população.
De acordo com o titular da Secretária Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci, para um atendimento de excelência via Whatsapp é necessário mais do que um Chatbot inteligente. É preciso aliar tecnologia ao talento humano. “O software pode resolver algumas solicitações sozinho, mas muitas vezes ele precisa redirecionar os casos para atendimentos específicos. E aí que entra o atendimento humano”, destaca.
Das 11 categorias de serviços oferecidos pelo Whatsapp (trânsito e transporte, água e esgoto, serviços de saúde, impostos e taxas, iluminação pública, serviços urbanos e zeladoria, fiscalizações, assistência social, Procon, limpeza urbana e agendamento da Orla) duas opções não terão atendimento humano: “Iluminação Pública e Procon possuem atendimento próprio especializado via outros canais. O agendamento das quadras da Orla é todo feito pelo aplicativo para dispositivos móveis 156+POA”, acrescenta a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino.
O contato pelo WhatsApp agiliza o atendimento e reduz o tempo de espera nas ligações telefônicas para o 156. “Muitas pessoas ainda ligam para a central telefônica do 156, quando poderiam ter suas dúvidas sanadas e protocolos abertos com mais rapidez pelo WhatsApp”, afirma Adriana.
Além do atendimento via WhatsApp (51 3433-0156), o cidadão pode entrar em contato com a prefeitura através do telefone 156, o site 156Web, o aplicativo para dispositivos móveis 156+POA, e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br.
Texto: Cláudia Fleury
Edição: Andrea Brasil