Minas do Leão acaba de ganhar um incremento em sua economia. O município foi escolhido pela empresa Axyoonnbrazzil, especializada em bolsas de couro, para abrigar uma de suas fábricas. A parceria foi assinada recentemente e a expectativa é de uma injeção de mais de R$ 1,2 milhão nos cofres públicos até 2025, além da geração de mais de 90 postos de trabalho no mesmo período.
A empresa deverá já estar instalada na região em março e, só para 2022, estão previstas 40 vagas de emprego. O treinamento dos profissionais começou no dia 21 de fevereiro e segue por um período de 20 dias, quando os empreendedores selecionarão os funcionários. Estão disponíveis vagas para pessoas que trabalhem em processos como costura, colagem e auxiliar de produção. A Axyonnbrazzil opera com exportação, indústria, comércio e representação de bolsas, e está no Brasil desde dezembro de 2020.
A expectativa é que, até o final do ano, sejam investidos quase R$ 400 mil na cidade. Como incentivo à instalação, Minas do Leão ficará responsável pelo aluguel do prédio que abrigará a empresa, o aluguel das máquinas e pelo curso de qualificação. A prefeita Silvia Lasek está otimista com a vinda da fábrica e destacou o momento oportuno para o setor. “O Brasil está entre os cinco maiores produtores de couro, mesmo frente à competição desigual da concorrência internacional. O segmento vive uma curva de recuperação com o aumento do consumo interno e externo, diante de uma demanda reprimida com a pandemia de Covid”, observou.
Silvia destacou, ainda, a oportunidade de emprego para as famílias leonenses. “Este é um momento de oportunidades, num mundo ainda tão desigual, principalmente para a mão de obra feminina.” E acrescentou: “Todos ganham com essa parceria. Cresce o município, a sociedade e a empresa. Une o que temos de bom no cenário público com a base fundamental da iniciativa privada.”