Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Com apoio do governo, proposta prevê ressuscitar bônus a juízes e procuradores extinto em 2005; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Por meio de uma PEC, governo articula retomar o pagamento do quinquênio, que garante adicional de 5% do salário a cada 5 anos trabalhados, para reduzir pressão por reajustes; Congresso quer incluir outras categorias. Governo atua no Congresso para ressuscitar o quinquênio; proposta de retomar benesse estava parada no Senado. Foto: Dida Sampaio/Estadão

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro atua no Congresso para ressuscitar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante um benefício extra no contracheque de juízes e procuradores. O Estadão/Broadcast apurou que o Palácio do Planalto colocou a digital na demanda pela volta do chamado quinquênio (adicional de 5% do salário a cada cinco anos) para o Judiciário, mas senadores só aceitam apoiar o projeto se o benefício for ampliado para outras categorias.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, já discutiu a proposta com servidores interessados. No dia 16 de fevereiro, o chefe da pasta se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador José Ribamar Oliveira, seu reduto eleitoral, e recebeu a demanda. Procurada, a Casa Civil não se manifestou.

Leia mais em O Estado de São Paulo