O Edital de Eventos Descentralizados de Porto Alegre será anunciado nesta segunda-feira, 28, às 17h30, na Casa de Cultura Plauto Cruz, na avenida Venâncio Aires, 67. O edital do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) vai contemplar projetos de artistas, gestores e produtores que promovam eventos, em qualquer área artística, nos bairros afastados da Região Centro. As inscrições começam nesta terça-feira, 29, e terminam em 12 de maio.
O edital tem o apoio da Secretaria Extraordinária dos 250 anos de Porto Alegre. Ao todo, será investido R$ 1 milhão pela Prefeitura de Porto Alegre. Os recursos serão integralmente aportados para a realização dos projetos contemplados na seleção. Este será o terceiro edital do Fumproarte na atual administração. Os dois primeiros tiveram como foco o Hip Hop, com o valor de R$ 150 mil, e o segundo foi para fomento aos desfiles de Carnaval, com R$ 1,5 milhão.
Neste, serão financiados 49 projetos: dez projetos com R$ 5 mil, 20 projetos com R$ 15 mil, 15 projetos com R$ 30 mil e quatro projetos com R$ 50 mil. Segundo o diretor do Fumproarte, Miguel Sisto Jr., o Edital de Eventos Descentralizados é uma oportunidade inédita que permite a fruição da produção artística da cidade onde ela é mais necessária. “Eventos nas comunidades valorizam os trabalhadores locais e impactam de forma instantânea na qualidade de vida dos moradores das periferias”, complementa.
O Edital também facilita a realização de eventos consagrados de Porto Alegre que poderão ser contemplados com os recursos do Edital. Entre esses os Carnavais Comunitários, Procissão do Morro da Cruz, Mostra Cohab é só Rap, Semana da Restinga poderão receber financiamentos, no caso de aprovação dos projetos. Existe espaço também para eventos inéditos, onde qualquer artista, produtor ou gestor, das mais diversas áreas artísticas, pode propor eventos inovadores.
Para concorrer aos financiamentos é necessários inscrever-se como pessoa jurídica, sediada em Porto Alegre e com mais de dois anos de existência.
O edital e todas as informações estarão disponíveis, a partir de 29 de março, no site.
Texto: Cleber Saydelles
Edição: Andrea Brasil