Em visita ao Brasil, Harrie de Leijer, de uma tradicional família de cervejeiros holandeses, fala sobre sua marca em territórios nacionais. Seu bisavô foi fundador da De Roos em 1877, na qual a cervejaria permaneceu ativa até um pouco antes da segunda guerra mundial. De Leijer, decidiu trazer a cervejaria de volta à vida, nos anos 80, em formato de museu da cerveja, para contar a história de sua família. Utilizando de todo o equipamento original de seu bisavô e construindo uma nova cervejaria para reproduzir as mesmas cervejas do passado. Tudo isso com voluntários e sem fins lucrativos na qual todo o lucro obtido vai para a manutenção do museu.
Na visita, Harrie de Leijer, conheceu os principais bares que comercializam a De Roos e comentou sobre a sua marca que ele trouxe de volta à vida na Holanda, alcançar evidência no Brasil. Ele observou que a cerveja é de excelente qualidade e que o sabor e a qualidade se equiparam com as da Holanda. De Leijer ainda explica que os holandeses não estão acostumados a beber cerveja excessivamente gelada como aos brasileiros, mas também não consomem quente. Ele observa que os brasileiros ainda costumam tomar cerveja bem gelada, mas de melhor qualidade comparado a alguns anos atrás. O que ele também observou é a falta de cervejas mais fortes, de teor alcoólico de 7,5% para cima, o que na Holanda é mais comum, como a Bikse Tripel da De Roos, estilo Tripel belga.
Harrie de Leijer enxerga que o mercado brasileiro de cerveja foi muito influenciado por outros países, especialmente os EUA e Alemanha, onde acabam por consumir outros estilos de cerveja, como a, APA, IPA e Weiss. De Leijer relata que ainda há muito da escola belga para trazer para o Brasil, como as cervejas, dubbel, tripel, quadrupel.
A Bikse Tripel vem de uma tradição da família De Leijer datada de 1877 e nasceu na cidade de Hilvarenbeek, no sul da Holanda. O nome vem do dialeto da região, onde essa bebida tão única já conquistou o título de melhor cerveja Tripel do sul dos Países Baixos no Festival da Cerveja pROOSt, em 2015.
No Brasil, os sabores genuínos de Hilvarenbeek chegaram em 2020, através de Ties de Leijer que, em parceria com Matheus Ramos Andrade, passou a produzir a bebida em solo gaúcho. De Roos já está presente nos principais bares e restaurantes do Sul do País e disponível para todo Brasil por meio da sua Loja on-line. Confira mais informações sobre a De Roos em @deroosbrasil e www.cervejariaderoos.com.br.