Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Ivan Mattos e Cássia Zanon apresentam 'Olha Só, Porto Alegre! O Podcast daqui!'. No primeiro episódio eles conversam com Márcio Pinheiro sobre o livro do Pasquim e outros assuntos

Detalhes Notícia

 

‘Olha Só, Porto Alegre!’, já está no ar, Ivan Mattos e a Cássia Zanon, jornalistas que adoram trocar ideias, conversar, debater e até questionar e polemizar estão juntos em um  projeto com convidados muito especiais, enfocando as histórias que envolvem Porto Alegre, em seus 250 anos de vida. “Todos somos personagens dessa cidade. Mesmo que temporariamente. Mas, quem são os atores dessa longa história? Que encantos tem Porto Alegre? Por que sair e voltar para cá? Quem escolheu viver aqui? Quais são seus lugares inesquecíveis? Isso tudo diz muito de quem somos nós nessa cidade amada, questionada, contraditória, mas defendida por tantos que a conhecem de perto. Tudo isso e muito mais vai estar no OSPA, como já está sendo chamado por nós.”, explica Ivan.

No programa de estreia, eles conversam com o jornalista Márcio Pinheiro, que além das mil e uma histórias sobre a cidade, ainda acumula outros talentos, entre eles, o de escritor que depois da biografia do Borghetinho se lançou nas páginas de O Pasquim para desvendar a história do semanário mais autêntico e debochado do Brasil. Márcio fala sobre suas listas, seus lugares preferidos, as manhas e manias dos porto-alegrenses e se debruçou sobre a construção de sua carreira com os olhos voltados para a cidade em que nasceu. “Foram muitas revelações e claro Márcio explica a teoria criada por ele, de que tudo o que tem no mundo tem em Porto Alegre.”, revela Cássia.

Na lista dos proximos convidados – nem todos devidamente contatados -, eles  desejam conversar com personagens como: Deise Nunes, Luciene Adami, Zé Adão Barbosa, Paulo Raymundo Gasparotto, Rafael Malenotti, Grace Giannoukas, Ilana Kaplan, Tânia Carvalho, Magda Beatriz, Alice Urbim, Thedy Corrêa… pessoas que conversem com eles e alimentem as histórias do Porto dos Casais.

Criador do Podcast, Ivan explica que a ideia do podcast surgiu num momento de reflexão, “Nossa intenção é mostrar que vale a pena se debruçar sobre o muro da Mauá, navegar pelo Guaíba, correr pela Orla, visitar seus museus, resgatar suas histórias, seus personagens inesquecíveis, revirar o baú de memórias, não só nossas, minhas e da Cássia, mas de nossos entrevistados, gente que fez, faz e guarda muitas histórias ocorridas em bares do Bom Fim, calçadas da Rua da Praia, festas memoráveis, tipos curiosos que marcaram a vida da gente, lugares que nasceram e morreram, mas ficaram guardados na mente e no coração de quem viveu a noite porto-alegrense, vivenciou a cultura local, viu seus tipos urbanos se tornarem lendas, conheceu tempos áureos e lutas ideológicas, barricadas e carnavais ao longo de 250 anos. É isso que queremos levar até os ouvintes deste podcast. Viver e amar Porto Alegre, como e por que? Olha só…”.

Clique aqui e confira o primeiro episódio