A companhia aérea TAP Air Portugal registrou um prejuízo de € 1,6 bilhão (mais de R$ 8 milhões) em 2021, contra € 1,2 bilhão no ano anterior. Além do impacto da pandemia, uma das principais razões foi a implementação de um programa de reestruturação, que levou ao fechamento da filial de manutenção que a empresa tinha no Brasil.
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“Estamos diante de vários desafios”, declarou a diretora geral do grupo, Christine Ourmières-Widener, durante uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados nesta segunda-feira (11). Segundo ela, a atividade da empresa foi afetada principalmente pelas “perdas acumuladas” da filial de manutenção instalada no Brasil, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), cujo fechamento foi anunciado no início do ano.
O fim das atividades da TAP ME, que contribuíram no acúmulo de perdas da companhia aérea nos últimos anos, era uma das exigências da Comissão Europeia, que havia sido solicitada pelo governo português para ajudar a empresa. O fechamento da filial brasileira de manutenção era uma das condições para a validação do plano de ajuda anunciado por Bruxelas em dezembro.
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