“A vida é feita de desafios e somos muito felizes porque estamos juntas em busca de avanços efetivos na participação das mulheres em postos importantes da sociedade”. A declaração foi da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, durante o webinário “O poder da mulher e a mulher no Poder”, promovido pelo Grupo Afro Juristas do Rio Grande do Sul. O evento virtual ocorreu na noite desta quinta-feira (14/4) e abordou o avanço da participação feminina na sociedade.
A Desembargadora disse ainda que “a mulher já provou que tem o poder de atuar e liderar em todos os segmentos, assumindo funções fundamentais na iniciativa privada e no serviço público”. Ela acrescentou que “sou a primeira mulher a presidir o TJ, mas não serei a última a exercer a função, pois temos muitas magistradas extremamente qualificadas que podem assumir esta nobre missão”. Ela enfatizou o avanço da presença feminina no TJRS, informando que dos 771 magistrados e magistradas da Justiça gaúcha, 367 são mulheres, representando 48% do montante. “No 1º Grau temos 307 magistradas, equivalendo a 50% do total, e 44 Desembargadoras no 2º Grau”, salientou a Presidente.
A Coordenadora do Grupo Afro Juristas do Rio Grande do Sul, Lúcia Helena dos Santos, especialista em Direito Processual Civil pela PUCRS, agradeceu a participação da Presidente Iris, e afirmou que a carreira exemplar da magistrada será muito importante para contribuir com a trajetória profissional das participantes do evento. “Foi um noite inesquecível para o nosso grupo, pois nunca na história deste Estado tivemos um avanço tão significativo com foi a sua ascensão na presidência do Tribunal de Justiça, a primeira mulher e afro-brasileira no comando, sendo uma agraciada por Deus pela sua brilhante caminhada, com notável saber jurídico e muita sensibilidade”, concluiu a jurista, lembrando que a posse da Presidente Iris, em fevereiro deste ano, alcançou repercussão nacional.
A Presidente Iris, no final do evento, recebeu homenagem do Grupo de Afro Juristas do Rio Grande do Sul.