Na próxima semana, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) deverá anunciar sua decisão sobre a tarifa do transporte público na Capital. Segundo ele, essa é uma das principais pautas que serão enfrentadas nesse ano, ao lado da concessão do Dmae, da continuação da Reforma da Previdência, aprovada no ano passado e a abertura das discussões sobre o cercamento de praças e parques.
Melo afirmou que em junho ocorrerá encontro entre integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos com os presidenciáveis. “Esta pauta precisa ser abordada durante a campanha ao Planalto. Os prefeitos não podem arcar com a crise do setor sozinhos”, disse.
O valor da passagem de Porto Alegre deveria ter sido reajustado em fevereiro desse ano. Porém, o prefeito optou por não fazê-lo, enquanto mantêm discussões que podem impactar e reduzir o valor. Atualmente, a chamada tarifa técnica dos ônibus está em R$ 5,20, valor 14,3% maior do que o valor praticado anteriormente. Com subsídios, a passagem atual custa R$ 4,80.
Leia mais no Correio do Povo