Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Soja: Indústria ignora oferta menor e amplia processamento no Brasil; Bloomberg Línea

Detalhes Notícia
Volume industrializado em fevereiro foi o maior dos últimos seis anos, mas queda na disponibilidade vai reduzir exportações do setor em 2022. Valor agregado Indústrias aumento processamento de soja em ano de quebra de safra de olho nos preços dos derivados (Daniel Acker/Bloomberg)

 

 

Já é certo que o Brasil vai colher neste ano uma safra de soja menor do que o esperado, inferior, inclusive, à produção do ano passado. O último dado oficial para a safra brasileira divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é de uma produção de 122,4 milhões de toneladas do grão.

A expectativa para a colheita deste ano já chegou a ser de 142,7 milhões de toneladas, projetada em dezembro do ano passado, mas vem sendo corrigida mês a mês, conforme as perdas provocadas pela seca, especialmente na região Sul do país, se consolidam. No ano passado, a produção foi de 137,2 milhões de toneladas, 12,1% a mais do que se esperava para este ano.

Apesar do cenário, a indústria processadora nacional ainda não sentiu os efeitos da menor disponibilidade do grão. Em sentido oposto à tendência, o volume de soja esmagado neste ano foi o maior para meses de janeiro e fevereiro dos últimos seis anos.

Leia mais em Bloomberg Línea