Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Otan alerta que guerra na Ucrânia pode durar anos; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Secretário-geral afirma que aliança militar ocidental está pronta para apoiar a Ucrânia por anos na guerra contra a Rússia e que ajudará Kiev a modernizar seus equipamentos militares. Jens Stoltenberg afirmou que o Ocidente continuará pressionando ao máximo a Rússia para encerrar a invasão da UcrâniaFoto: Virginia Mayo/AP/dpa/picture alliance

 

 

A Otan está pronta para apoiar a Ucrânia durante anos na guerra contra a Rússia, inclusive ajudando Kiev a substituir antigas armas da era soviética por modernos equipamentos militares ocidentais, afirmou o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, nesta quinta-feira (28/04).

Ele deu a declaração após o Kremlin afirmar que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia, incluindo armamentos pesados, representa uma ameaça à segurança do continente europeu e “provoca instabilidade”.

“Precisamos estar preparados para o longo prazo”, afirmou Stoltenberg numa cúpula para jovens em Bruxelas. “Existe a possibilidade de que esta guerra se arraste e dure meses e anos.”

O chefe da Otan disse que o Ocidente continuará pressionando ao máximo o presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar a invasão da Ucrânia, que Moscou chama de “operação militar especial”, por meio de sanções e ajuda econômica e militar a Kiev.

Leia mais em Deutsche Welle